sexta-feira, 13 de junho de 2008

Sr. Ouvidor. Não fale, apenas ouça.

Fugindo ao costume de escrever à noite, este post foi feito logo pela manhã após ouvir declarações risíveis do novo Ouvidor da BHTRANS (empresa que controla o trânsito em Belo Horizonte), cujo nome não me vem à memória.

Em entrevista à rádio Band News FM local, o ouvidor disse duas pérolas:

1- A BHTRANS não é responsável pelos problemas de trânsito de Belo Horizonte. (!!!???)

2- A imprensa dedica uma página para reclamar do trânsito, mas seis páginas para "vender carros". (!!!???)

Quanto à primeira assertiva, presumo que o Ouvidor esclareceu as dúvidas dos cidadãos de Belo Horizonte, já que deixou patente que a BHTRANS é responsável somente pela aplicação de multas, onde os fiscais que atingirem a meta de 18 (dezoito) multas por dia ganham um dia de folga extraordinária. Por outro lado, se a BHTRANS não existe para solucionar os problemas de trânsito, qual a razão de sua existência? Mal utilizar o dinheiro do contribuinte?

Quanto à segunda afirmação, esquece-se o Ouvidor que a imprensa vende anúncios para poder fazer frente aos seus custos e gerar lucro, como qualquer empresa? Tal afirmação, somada à outra que ouço diariamente na mesma rádio de notícias, de que "Segundo a BHTRANS, o trânsito está retido devido ao grande número de veículos nas ruas", me fez compreender que, para a BHTRANS, os culpados do caos no trânsito são os veículos! Acabem com os veículos que o trânsito melhora!

Ora, ora! Senhor Ouvidor, não seria o caos no trânsito decorrente da falta de uma política decente de transporte público, onde a BHTRANS tem fundamental papel para sua implementação? Não seria o caos no trânsito decorrente da falta de planejamento viário e semafórico, onde também a BHTRANS tem papel fundamental? Não seria o caos no trânsito decorrente da falta de destinação correta do dinheiro arrecadado com as milhares de multas diárias, dinheiro este que a BHTRANS ajuda a destinar?

Não, não, meus senhores. Para a BHTRANS, o problema do trânsito é o trânsito! Acabe com ele e acabarão os problemas. Acabam-se os problemas e a BHTRANS passará a ser o que - parece - mais deseja sua direção, que se esforça desde sempre, através de sua falta de atitudes concretas, para isso: Um local onde se ganha o salário sem trabalhar, sem pensar em soluções. Como acontece com a grande maioria dos órgãos ligados ao poder público.

Senhor Ouvidor, aceite meu conselho: Ouça mais e fale menos.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com